Saturday, August 13, 2011

Rainha das Harpias, Brody Dalle, do Distillers, Larga Seu Homem e Põe Sua Coroa

Título Original: "Queen of the harpies, Brody Dalle of The Distillers Sheds Her Man and Dons Her Crown"
Por: Christine Leonard
Para: ?
Data: Maio de 2004
Tradução: Angélica Albuquerque


Tem sido um percurso interessante para a vocalista australiana Brody Dalle. Os últimos cinco anos viram sua banda, The Distillers, ser formada e reformada. Eles assinaram com a Epitaph Records, selo do Brett Gurewitz do Bad Religion, depois com a Hellcat Records e, então, finalmente, foram resignados para a Sire Records.
Lidando com a perda de saídas dos companheiros de banda, Kim Chi, Matt Young e Rose Casper, Dalle voltou ao seu nome de solteira, com a separação de Tim Armstrong, o frontman do Rancid. Entre turnês, Dalle optou por uma vida tranquila, centralizando os seus interesses na nova casa que ela e seu novo namorado recentemente compraram no Vale de São Fernando. De acordo com Dalle, o caminho que ela seguiu no sentido da felicidade e sucesso, não tem sido sempre fácil, mas agora ela está orgulhosa de ser uma verdadeira garota do Vale de São Fernando, no coração.

“Não quero ser rotulada. Estou em fase de transição - essas merdas de mudança de vida,” diz Dalle com um sorriso profundo. “Quando você está numa encruzilhada, há muita coisa para pensar antes de escolher a direção que você quer ir. Expor uma forte imagem feminina? Eu adoro! Existe uma porra de seca para as artistas mulheres, no momento, especialmente as que tocam guitarra. Elas não estão na rádio, não estão vendendo discos, a menos que elas sejam do tipo que ficam ali sendo bonitas e cantando. É realmente uma merda.”

Lidar com o sexismo é uma das armadilhas modernas que Dalle percebe como uma artista feminina na indústria fonográfica. Com a incrível tarefa de revitalizar a aguada encarnação moderna do grande movimento punk de outrora, o Distillers cospe em qualquer expectativa de que o Sex Pistols volte.

“Meus pensamentos sobre o chamado revival punk dos últimos quatro anos? Estou farta disto! Francamente, estou farta do punk. Já o superei. Simplesmente ele não é a mesma coisa que já foi - o reavivamento precisa mudar o seu foco. Há tantas facções punks por aí, hoje em dia, é difícil saber onde você se enquadra,” diz Dalle. “Nós temos mais regras atualmente do que qualquer outro gênero. É meio elitista. Eu amo o que o punk falava originalmente, agora, ele é apenas sobre vender discos. O punk não morreu, mas ele precisa ser reformado. Esse é o ponto principal de ser um artista. Você faz o que quiser!”

Falando sobre licença artística, o último lançamento do Distillers, Coral Fang, está sujeito a virar algumas cabeças (e possivelmente estômagos), com suas imagens gráficas incríveis. Uma mulher nua, sem cabeça e crucificada, jorra litros de sangue sobre um fundo branco como a neve (e fica pior no interior do encarte, acredite).

A versão não-censurada de Coral Fang, mostra uma mistura variada de animais reunindo-se sob um sol de arco-íris. Nenhuma controvérsia pretendida. Mas, certamente, fãs do álbum de estreia do Distillers e do seu sucessor, lançado em 2002, Sing Sing Death House, devem estar se perguntando que tipo de declaração sócio política existe por trás dessa capa maníaca. Dalle, alegremente, dá de ombros sobre o pensamento de que ela está fazendo ondas ou enviando mensagens idealistas.

“Eu nem sequer pensei sobre isso. Um amigo meu, Tim Presley, fez toda a artwork. Ela é totalmente uma visão dele. Ele tem uma banda chamada Darker My Love e ele é um artista foda, brilhante. Eu não tive nada a ver com a criação de design para o álbum - isso foi a sua interpretação masculina. Provavelmente, eu não teria escolhido uma mulher numa cruz para a capa, mas digo por mim. Eu acho que as pessoas apreciam a nossa sinceridade, mas talvez elas apenas gostem da música. Você tem que fazer com que elas continuem empolgadas - contratos pedem isso. Eu apenas quero fazer um bom próximo álbum, um que nos faça ficar feliz em relação a ele. Até lá, apenas manterei o mistério. Essa sou eu, a rainha misteriosa - usando a minha maldita coroa!”